As crenças Afro-Brasileiras 01 - Os cultos afro-brasileiros constituem um sistema de crenças originado da cultura africana, a qual adentrou o Brasil a partir do século XVI, com a chegada dos primeiros escravos. A maioria dos negros foi trazida da costa Oeste da África, onde predominavam dois grandes grupos: os Sudaneses e os Bantos. Os Sudaneses são procedentes da região do Golfo da Guiné, onde se localizam hoje a Nigéria e o Benin. Pertenciam às nações Haussais, Jeje, Keto e Nagô, e foram os principais precursores do Candomblé. Os Bantos são compostos pelas nações de Angola, Benguela, Cabinda e Congo. Dessas nações, a cultura brasileira herdou, entre outros elementos, a capoeira e a congada. Os cultos religiosos que esses povos trouxeram sincretizaram-se com o Catolicismo, originando as chamadas crenças afro-brasileiras.
1 - O CANDOMBLÉ
Esta crença foi estabelecida primeiramente na Bahia, pelos negros ioruba. Pode-se dizer que o Candomblé é uma religião que cultua os orixás, deuses relacionados com as forças da Natureza. Sua liturgia é realizada no interior dos terreiros, também conhecidos como roças. O Candomblé ganhou força e difundiu-se, a partir da Bahia, para muitos outros estados brasileiros, principalmente o Rio de Janeiro. Em Pernambuco, o Candomblé é chamado de Xangô, nome de um dos orixás mais cultuados na tradição afro-brasileira.
Os orixás:
Relacionamos alguns dos orixás que fazem parte da base dessa crença afro-brasileira:
>Euá - Filha de Oxalá e Iemanjá, segundo a crença. É uma deusa pura, que tem o poder de se tornar invisível e de penetrar nos mistérios de Ifá (o deus da adivinhação). Seus domínios são as ilhas e penínsulas, o céu estrelado, a chuva e a faixa branca do arco-íris. No sincretismo religioso, está associada a Nossa Senhora das Neves.
>Exu - Filho primogênito de Oxalá e Iemanjá, Exu é aquele que abre os caminhos. Por isso, é sempre o primeiro orixá a ser invocado nas aberturas dos trabalhos, nas oferendas e na leitura do oráculo de búzios. Simboliza a energia dinâmica, o impulso sexual, o fluido vital. Também está associado à comunicação, por ser o intermediador entre os homens e os orixás.
>ansIã - Filha de Oxalá e Iemanjá, essa deusa possui os atributos da sensualidade, do dinamismo e da coragem. É uma deusa guerreira, representada sempre como uma mulher forte, que traz consigo uma espada e um iruexim, uma espécie de chicote. É considerada, também, senhora dos eguns, os espíritos dos mortos. Seus domínios são os ventos, as tempestades, os raios e o fogo. No sincretismo religioso, está associada à Santa Bárbara.
>Ibejis - Representam os orixás crianças, filhos gêmeos de Iemanjá e Oxalá. Simbolizam a dualidade: o quente e o frio, a luz e a escuridão, o masculino e o feminino, o divino e o humano, o início e o fim. No sincretismo religioso, estão associados a São Cosme e São Damião.
>Iemanjá - Representa a esposa de Oxalá e mãe da maioria dos orixás. Apresenta diferentes manifestações, nas quais recebe os nomes de Inaê, Janaína e Oloxum. Seus atributos são a feminilidade, a generosidade, a abundância e a maternidade. No sincretismo religioso, está associada à Virgem Maria, sob a denominação de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora dos Navegantes.
>Ifá- Deus da adivinhação e considerado o senhor do destino, Ifá é quem preside o jogo de búzios. Seu principal atributo é o conhecimento a respeito do destino de cada ser humano e divindade.
>Logum - Filho de Oxossi e Oxum, representa a beleza, a elegância, e a sedução. Durante seis meses do ano, ele assume a forma masculina e caminha pelas matas, domínios de seu pai caçador. Nos outros seis meses, assume forma feminina e parte para as águas doces, de domínios de sua mãe. É sempre representado como um adolescente, e também é chamado de Logunedê ou Logun-Edé. No sincretismo religioso, está associado a São Miguel Arcanjo e a Santo Expedito.
>Nanã - Também chamada de Nanã Burukê, esta é uma orixá muito antiga, que em diversos mitos aparece como co-criadora do mundo (no mesmo patamar de Oxalá e de Olorum). É uma das esposas de Oxalá (ao lado de Iemanjá) e em muitos cultos afro-brasileiros recebe o carinhoso tratamento de Vovó. Tem como atributos a fecundidade, a riqueza e o ciclo de morte e renascimento. Seu domínio é a lama, mistura de terra e água que simboliza a origem da vida. No sincretismo religioso, está associada a Santa Ana, mãe de Maria.
1 - O CANDOMBLÉ
Esta crença foi estabelecida primeiramente na Bahia, pelos negros ioruba. Pode-se dizer que o Candomblé é uma religião que cultua os orixás, deuses relacionados com as forças da Natureza. Sua liturgia é realizada no interior dos terreiros, também conhecidos como roças. O Candomblé ganhou força e difundiu-se, a partir da Bahia, para muitos outros estados brasileiros, principalmente o Rio de Janeiro. Em Pernambuco, o Candomblé é chamado de Xangô, nome de um dos orixás mais cultuados na tradição afro-brasileira.
Os orixás:
Relacionamos alguns dos orixás que fazem parte da base dessa crença afro-brasileira:
>Euá - Filha de Oxalá e Iemanjá, segundo a crença. É uma deusa pura, que tem o poder de se tornar invisível e de penetrar nos mistérios de Ifá (o deus da adivinhação). Seus domínios são as ilhas e penínsulas, o céu estrelado, a chuva e a faixa branca do arco-íris. No sincretismo religioso, está associada a Nossa Senhora das Neves.
>Exu - Filho primogênito de Oxalá e Iemanjá, Exu é aquele que abre os caminhos. Por isso, é sempre o primeiro orixá a ser invocado nas aberturas dos trabalhos, nas oferendas e na leitura do oráculo de búzios. Simboliza a energia dinâmica, o impulso sexual, o fluido vital. Também está associado à comunicação, por ser o intermediador entre os homens e os orixás.
>ansIã - Filha de Oxalá e Iemanjá, essa deusa possui os atributos da sensualidade, do dinamismo e da coragem. É uma deusa guerreira, representada sempre como uma mulher forte, que traz consigo uma espada e um iruexim, uma espécie de chicote. É considerada, também, senhora dos eguns, os espíritos dos mortos. Seus domínios são os ventos, as tempestades, os raios e o fogo. No sincretismo religioso, está associada à Santa Bárbara.
>Ibejis - Representam os orixás crianças, filhos gêmeos de Iemanjá e Oxalá. Simbolizam a dualidade: o quente e o frio, a luz e a escuridão, o masculino e o feminino, o divino e o humano, o início e o fim. No sincretismo religioso, estão associados a São Cosme e São Damião.
>Iemanjá - Representa a esposa de Oxalá e mãe da maioria dos orixás. Apresenta diferentes manifestações, nas quais recebe os nomes de Inaê, Janaína e Oloxum. Seus atributos são a feminilidade, a generosidade, a abundância e a maternidade. No sincretismo religioso, está associada à Virgem Maria, sob a denominação de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora dos Navegantes.
>Ifá- Deus da adivinhação e considerado o senhor do destino, Ifá é quem preside o jogo de búzios. Seu principal atributo é o conhecimento a respeito do destino de cada ser humano e divindade.
>Logum - Filho de Oxossi e Oxum, representa a beleza, a elegância, e a sedução. Durante seis meses do ano, ele assume a forma masculina e caminha pelas matas, domínios de seu pai caçador. Nos outros seis meses, assume forma feminina e parte para as águas doces, de domínios de sua mãe. É sempre representado como um adolescente, e também é chamado de Logunedê ou Logun-Edé. No sincretismo religioso, está associado a São Miguel Arcanjo e a Santo Expedito.
>Nanã - Também chamada de Nanã Burukê, esta é uma orixá muito antiga, que em diversos mitos aparece como co-criadora do mundo (no mesmo patamar de Oxalá e de Olorum). É uma das esposas de Oxalá (ao lado de Iemanjá) e em muitos cultos afro-brasileiros recebe o carinhoso tratamento de Vovó. Tem como atributos a fecundidade, a riqueza e o ciclo de morte e renascimento. Seu domínio é a lama, mistura de terra e água que simboliza a origem da vida. No sincretismo religioso, está associada a Santa Ana, mãe de Maria.
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