Registro nº 4 - 03/08/2009 - Analisando sobre avaliação no EaD
O tema avaliação sempre foi muito instigante para mim. Há 20 anos estou em sala de aula, desde que comecei minha carreira de docente, sempre vi a avaliação de uma maneira muito diferente de muitas colegas que trabalhavam comigo. Muitas vezes eu nem entrava na discussão sobre esse assunto (pois eu era minoria), por medo de duvidarem da minha competência profissional. Naquela época e também hoje (para uma grande maioria), esse instrumento só tinha ou tem uma função: saber se o aluno aprendeu os conteúdos!E naquele tempo, eu já acreditava que naquele momento de avaliação o aluno também poderia aprender, que aquela prova poderia ter muitos significados para ele(aluno)quanto prara mim enquanto professora. Aquele momento de prova poderia ao meu ver,ser feito em grupo, individual, de pesquisa, de consulta a professora quando o aluno tivesse dúvidas...enfim, era mais um momento que eu poderia ensinar. Nunca duvidei da importância de uma avaliação, pois é um dos intrumentos onde podemos analisar vários aspectos do ensino-aprendizagem, mas sempre acreditei que podemos analisar um aluno também através de outras abordagens, como por exemplo, seu desempenho em sala de aula durante as atividades propostas, as atividades extra-classe, o interesse e a participação seja ela em grupo ou individual, enfim, a valiação precisa ser contínua e não uma ou duas vezes por bimestre; a avaliação precisa ser formativa, construtiva e não apenas somativa, onde o aluno poderá ser "crucificado", se por ventura não tiver tirado nota. Depois de muitos anos, a educação teve um grande avanço sobre essa questão (avaliação),onde muitos aspectos sobre tal assunto está sendo melhor analisado, repensado e acima de tudo, levando não só o professor e o aluno a mudanças de paradigmas preconceituosos, mas toda a sociedade. E agora mais do que nunca, percebo que a concepção que eu tinha sobre avaliação,numa época que era vista como "punitiva", vem hoje ao encontro das minhas idéias e ideais sobre uma educação diferente, construtiva, colaborativa, global... Acredito que a revolução da educação no tocante ao EaD, veio corroborar nessa questão tão discutida, mostrando a todos que é possivel avaliar a todo momento,em qualquer situação, e não somente em sala de aula com uma avaliação presencial. Nós seres humanos somos muito maior que uma folha de papel, nós somos seres inteligentes, que só precisam para para pensar, refletir, ter suas próprias opiniões. É isso que é para mim uma educação do futuro, são pessoas conectadas com o outro, é perceber o contexto a sua volta... penso que quando a maioria perceber isso, muitos dos problemas que vivemos hoje estarão resolvidos.
Beijos Maria Luiza
Muito legal seu blog, suas reflexões sempre nos ensinam muito, Parabéns!!!!!
ResponderExcluir