Caros amigos seguidores, encontrei esse artigo sobre motivação em EAD no blog da professora Marineiva e gostaria de compartilhar com vocês.
Motivação
O desenvolvimento de diferentes atividades na modalidade EAD é fundamental e se faz por meio de trocas de informações e interações entre cursista e tutor e devem ser as melhores possíveis, além disso, ocorrer permeada pelo fator motivação. No dizer de Abraham Maslow quando o homem supre todas suas necessidades torna-se motivado. Assim ele fundamenta sua teoria a partir de uma pirâmide.
Ao tratar da formação de adultos Lindeman in PINTO (2008), considera que há cinco fatores básicos para uma educação significativa que são: motivação do adulto, orientação da aprendizagem centrada na vida, a experiência como fonte de aprendizado, adultos necessitam se autodirigir, a educação de adultos deve considerar as diferenças entre pessoas que ao nosso ver se aplica a modalidade EAD.
A motivação do tutor mesmo quando ausente fisicamente deve estar presente por meios de recursos tecnológicos, através de e-mails telefones, pois o cursista é um cursista solitário.
Adultos são motivados a aprender à medida em suas necessidades e interesses serão satisfeitos. Por isto estes são os pontos mais apropriados para se iniciar a organização das atividades de aprendizagem do adulto (LINDEMAN in PINTO, 2008, p. 23).
Temos observado a partir da prática que quando os cursistas se deparam com determinados conteúdos, livros, aulas estes tendem a achar que não são capazes de cumprir as atividades, neste momento é fundamental o apoio dos tutores, para explicar, contextualizar, facilitar a compreensão do todo. Para muitos, é na EAD que aprendem a estudar de forma autônoma.
Situações como estas revelam a importância do papel do tutor bem como, deve se dar seu comprometimento, responsabilidade e envolvimento no contexto educacional de seus cursistas.
Para que o cursista obtenha sucesso em sua formação, é necessário que todos os envolvidos tenham o mesmo objetivo que é a aprendizagem do cursista, pois este muitas vezes carrega em sua existência a ausência de atenção e esclarecimentos oriundos de diversos fatores, dentre eles já contarem com certa idade, estarem ausentes da sala de aula há muito tempo, não terem recebido formação adequada em sua infância e adolescência.
Acredita-se pela experiência vivenciada na tutoria que é possível levar aos cursistas pensamentos positivos, ouvir, explicar e resgatar sua estima bem como o potencial que existe em cada ser humano.
Estar motivado de ser tanto para o cursista quanto para o tutor prática constante, pois poderá colaborar para o rompimento de barreiras e a estar aberto à novas aprendizagens.
Quando um cursista tem dúvida, a resposta do tutor de sala para este, pode motivá-lo ou ao contrário desmotivá-lo, tornando-se tão complicado e distante de seu entendimento e que sinta incapaz de executá-lo.
Principalmente quando este cursista for adulto, uma função importantíssima do tutor enquanto motivador é articular o conhecimento já adquirido do cursista ao contexto, no sentido de compreender as dificuldades que este vivenciou em outra modalidade de ensino ofertada quando ainda criança.
A psicologia define a motivação como força propulsora, o desejo que impulsiona as ações de um organismo, que leva uma pessoa a atingir seus objetivos e pode ser fator relevante ao indivíduo que busca novos conhecimentos, independente de sua faixa etária.
A motivação são emoções positivas que podem levar o indivíduo a não aceitar a emoções negativas, elas podem ser positivas ou negativas, estão separadas no cérebro e não são normas sociais.
Um indivíduo pode mudar, de emoções negativas caso seu cérebro seja impulsionado a reações positivas.
Observa-se que é das necessidades e interesses por parte do cursista que estes poderão estar ou não motivados à se apropriarem de novos conhecimentos.
Estudar é muito mais do que dispor de recursos tecnológicos, financeiros, de tempo, de vontade, de uma instituição bem estruturada, de objetivos, etc. exige; estar motivados. Não só no espaço de atuação profissional a motivação deve estar presente.
A motivação nasce de uma necessidade desta forma, cada um é portador da própria motivação.
É, pois necessário em um mercado competitivo na qual o mundo vive nestes tempos, estar munido de altos níveis de motivação.
Quando motivado o individuo, pode apresentar melhor desempenho em suas funções. A motivação é como combustível para o desenvolvimento das diferentes atividades.
Abraços
Maria Luiza
Gostei muito de suas considerações sobre a motivação dos alunos.
ResponderExcluirObrigada!
Marcia Gitti